ReviewsFilmestick, tick… BOOM!

Prestes a fazer 30 anos, um promissor compositor de teatro lida com o amor, a amizade e a pressão para criar uma obra-prima antes que seja demasiado tarde.
27 de Junho, 2022582
Ano
2021
Duração
1h 55min
Realizador
Lin-Manuel Miranda
Classificação
13+
Score Final
Apreciação Flick
Andrew Garfield entrega-se de corpo e alma a um filme de alegrias, sonhos e superações.

O filme acompanha a vida de Jonathan Larson (Andrew Garfield) poucos dias antes deste completar 30 anos de idade. O jovem compositor de teatro serve às mesas num café da cidade enquanto trabalha no que acredita ser o próximo musical americano. Prestes a apresentar o seu trabalho num workshop que lhe pode abrir portas, Jon vê-se pressionado por uma série de acontecimentos à sua volta: a sua namorada Susan (Alexandra Shipp) planeia sair de Nova Iorque para seguir a sua carreira artística; o seu melhor amigo Michael (Robin de Jesus) que trocou o sonho de ser ator por uma vida que lhe desse segurança financeira; e uma comunidade artística de amigos que está a ser devastada pela epidemia de HIV.

 

 

tick, tick… BOOM!‘ marca a estreia de Lin-Manuel Miranda no cargo de diretor, e que não foi escolhido por acaso. Miranda sofreu uma grande influência de Jonathan Larson, que revolucionou o teatro musical ao criar o clássico ‘Rent‘. A estreia do musical na Broadway foi marcada por uma tragédia: a morte prematura  de Larson que não chegou a presenciar o sucesso da sua obra. Com este filme, Lin-Manuel Miranda faz uma homenagem a celebração da vida e arte de Larson.

Andrew Garfield vive Jonathan Larson com extrema perfeição. A sua performance é movida pelo processo criativo de Larson com base no relacionamento com a namorada Susan, os problemas financeiros e a desconfiança sobre a sua arte. Como uma avalanche de sentimentos, a atuação de Garfield carrega o carisma e o sonho de lançar uma grande produção. O filme também trabalha toda a pressão que Larson carregava às costas, gerando crises de ansiedade e o isolamento social.

 

 

Para simbolizar todas as crises de Jonathan, Lin-Manuel Miranda enfatiza o aniversário dos 30 anos do artista. Esta era uma idade decisiva para Larson, que já trabalhava em musicais há algum tempo, mas sem grandes resultados. O diretor destaca o musical ‘Superbia‘, o trabalho que exigiu anos de criação para Larson, que via o tempo passar, os 30 anos a chegar e ainda nada de reconhecimento pela sua arte.

É difícil não nos envolvermos emocionalmente com ‘tick, tick…BOOM!‘ Lin-Manuel Miranda celebra a curta mas impactante passagem de Jonathan Larson. A atuação de Andrew Garfield é digna de premiações e sem dúvida uma das melhores da sua carreira.

Um filme de alegrias, sonhos e superações.

 

 

Explora mais por aqui

Obi-Wan Kenobi

Obi-Wan Kenobi

3 dias atrás
197
Love, Victor: Temporada 3

Love, Victor: Temporada 3

5 dias atrás
221
Morbius

Morbius

28 de Maio, 2022
306