NewsTerá Will Smith de devolver o Óscar após agredir Chris Rock durante a gala?

16 de Maio, 2022345

A 94ª cerimónia dos Óscares foi marcada pelo desentendimento entre Will Smith e Chris Rock enquanto o comediante anunciava a categoria de Melhor Documentário.

Chris Rock fez uma piada com o facto de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, estar careca. Como resposta, Will Smith sobe ao palco, dá um murro em Chris e de seguida grita “Tira o nome da minha mulher dessa tua boca“.

 

 

Jada sofre de alopecia, uma doença que tem como consequência perda de cabelo ou pêlos em diferentes partes do corpo. Já em algumas ocasiões, Jada mencionou algumas dificuldades ao lidar com este problema.

Foi aterrorizante quando tudo começou. Eu estava a tomar banho e do nada tinha um monte de cabelos na minha mão”.

 

 

Ao receber o Óscar de Melhor Ator, o primeiro da sua carreira, Will Smith pediu desculpa à Academia pelo sucedido. “O amor faz-nos fazer coisas malucas“, disse.

Mais tarde, a Academia fez uma publicação nas redes sociais dizendo que são contra qualquer tipo de violência.

 

 

A Academia não tolera qualquer tipo de violência. Esta noite, estamos encantados por celebrar os nossos vencedores desta 94ª cerimónia, que merecem este momento de reconhecimento (…)“.

É muito provável que Will Smith  tenha que devolver a sua estatueta, uma vez que a Academia alterou em 2017 as suas regras de conduta motivada especialmente pela onda de denúncias de casos de assédio na indústria cinematográfica.

 

 

Os membros da Academia têm que se comportar de forma ética e que condiga com os valores da mesma (…) A Academia pede aos membros que abracem a responsabilidade de reafirmar esses princípios (…) A Academia é contra qualquer tipo de abuso ou discriminação“, diz o comunicado oficial emitido na altura.

Assim, é possível que o comportamento de Will Smith seja considerado uma quebra do código de conduta e este tenha que devolver o prémio. Até ao momento, Chris Rock não apresentou nenhuma queixa nem fez qualquer tipo de comentário sobre o sucedido.